Esse projeto está sendo feito numa turma do 6 ano. Nessa turma eu sou volante, e queria fazer algo que interessasse aos alunos e também os ajudassem, então resolvi dar aulas de sexualidade.
São adolescentes da periferia onde impera a violência, o uso de drogas, famílias super numerosas e desestruturadas, e tudo mais que já estamos "carecas" de saber. São poucos os alunos que são interessados nas aulas, então para não perder o meu tempo e nem o deles, e devido à necessidade comecei com essas conversas sobre sexo.
No primeiro dia acharam estranho, ficaram com vergonha, mas agora está super tranquilo.
A dinâmica utilizada para começar o projeto foi passar uma caixinha e cada aluno poderia fazer perguntas sobre sexo, drogas, qualquer assunto, sem precisar colocar nome. Essa atividade serviu para quebrar o gelo e também para guiar o projeto, pois tabulei as perguntas e consegui visualizar onde as dúvidas estão concentradas. Já sabia por onde seguir!
A caixinha de perguntas foi ideia do professor de filosofia, ele já aplica essa dinâmica nas aulas dele. É uma boa tática de aproximação dos alunos e pode ser feita por qualquer professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário