domingo, 21 de abril de 2013

Menina Bonita do Laço de Fita

Menina Bonita do Laço de Fita - Ana Maria Machado



Esse livro é muito bom para se trabalhar em sala de aula, e não precisa esperar a semana da Consciência Negra.

Em cima dessa história podemos desconstruir o modelo de beleza imposto pela mídia (loira, alta e magra) e também trabalhar a auto-estima do aluno.

Vou postar algumas atividades para alfabetização, depois posto a parte artística.









Nesse link tem mais uma atividade que trata de características e desenho.

http://pt.scribd.com/doc/137443181/EXERC5

Para encerrar as atividades com base no livro, fiz uma atividade mais lúdica. Imprimi um desenho de uma menina e as crianças deveriam enfeitá-la com tecidos e fitas. Essa atividade trabalha a noção de espaço e estratégia, pois o desenho tem as roupas demarcadas e as crianças tem que medir, pensar, analisar como vão cortar o tecido no tamanho certo.

O resultado é esse:














Nessa outra atividade, as crianças inventaram uma história para responder a pergunta do coelho: "menina bonita do laço de fita, o que você faz para ser assim tão pretinha?"











Dia do Índio

Essa atividade foi o encerramento do trabalho a respeito dos índios no Brasil. Durante a semana foram trabalhados diversos temas: chegada dos portugueses no Brasil, exploração dos índios, o extermínio dos índios, os seus costumes e como vivem atualmente.
Os alunos fizeram pesquisas e trouxeram textos e figuras a respeito do assunto.
Para finalizar o trabalho, achei interessante criar maquetes das aldeias indígenas de índios isolados.

Os alunos viram diversas figuras de aldeias e cada grupo criou a sua. Eles trabalharam com argila, folhas e galhos de árvores, caixa de papelão, pedras e papel colorido.

O trabalhou ficou muito legal! No final da aula, algumas turmas foram convidadas para apreciar o trabalho.



















quarta-feira, 17 de abril de 2013

Corpo Humanos (órgãos)

Eu adoro trabalhar  o corpo humano com os pequenos. Depois de algumas aulas explicando as partes do corpo humano, resolvi levar uma maquete para sala.
A atividade foi bem produtiva, pois as crianças já tinham uma ideia a respeito dos órgãos do corpo humano e o material concreto facilitou a fixação dos conceitos teóricos.
Eles manusearam os órgãos da maquete e depois cada criança refez os órgão com massinha de modelar. Quem não tinha massinha, desenhou.

Trabalhar com massinha de modelar é sempre uma alegria, as crianças adoram.